O Sistema Fascial e sua relação com a execução e coordenação dos movimentos corporais.

Fáscia e Fibra Muscular

Fáscia Profunda

 

Você gostaria de conhecer mais sobre o Sistema Fascial Humano e entender a sua relação com a execução e coordenação dos movimentos corporais?

Saber porque a Fáscia desempenha um papel importante na estabilidade da articulação, coordenação geral do movimento, bem como na dor e muitas outras patologias?

Eu tenho certeza que sim…

 

Existem grandes chances que você esteja com a mesma dificuldade que tive no passado, não conhecer profundamente sobre a Fáscia e suas particularidades.

 

Por isso é tão importante que você leia o que vou escrever aqui, caso queira entender perfeitamente toda abordagem biomecânica que estudamos e aplicamos ao longo da nossa vida profissional.

Depois de tantos artigos científicos recentes sobre a Fáscia, conhecer esse componente pode fazer a diferença entre ser um profissional mediano ou um profissional mais completo e, portanto, mais requisitado.

Por que só agora a Fáscia tem aparecido com tanta popularidade entre os profissionais de saúde, principalmente entre os Fisioterapeutas, Acupunturistas, Osteopatas, Médicos e Dentistas? Simplesmente porque o estudo da Fáscia e sua função, foi amplamente negligenciado e esquecido por muitos anos.

Mas fique tranquilo, eu vou compartilhar com você nesse post um assunto do qual sou apaixonada: o incrível mundo das Fáscias! Vou compartilhar essa minha paixão nesse e em outros posts para que definitivamente você possa conhecer a importância desses estudos e poder se atualizar sobre essas grandes descobertas!

 

O que você saberá sobre a Fáscia:

  1. O que é
  2. Sua classificação
  3. O que é Fáscia Profunda e onde está localizada

 

“A PEÇA QUE FALTAVA”

 

Quando estudamos anatomia, não estudamos e nem temos contato direto com a Fáscia, pois ela muitas vezes é retirada durante a dissecação para podermos identificar melhor os nervos, órgãos e vasos. Por esse motivo, não conseguimos apreciar a Fáscia que liga e separa essas estruturas.

 

O que é a Fáscia?

 

A Fáscia é o componente do tecido mole do sistema conjuntivo que permeia todo o corpo humano. Ele forma uma matriz tridimensional contínua que suporta toda a estrutura do corpo. A Fáscia penetra e envolve todos os órgãos, vasos, músculos, ligamentos, cápsulas articulares, ossos e fibras nervosas, criando um ambiente único para o seu funcionamento

 

Sua classificação

 

A Fáscia se classifica em Fáscia Superficial e Fáscia Profunda. Cada uma delas apresenta suas particularidades e suas funções, que serão abordadas em um próximo post.

 

O que é Fáscia Profunda e onde está localizada

 

A Fáscia Profunda (também chamada Fáscia Muscular Profunda), é um tecido conectivo fibroso situado abaixo da Derme, Epiderme e Gordura Subcutânea, e sobre o Epimísio (Membrana Fascial Externa do Músculo).

 

Durante os estudos da anatomia da Fáscia, pela médica anatomista italiana, Carla Stecco, foram identificadas grandes quantidades de células nervosas na Fáscia, em especial Corpúsculos de Ruffini e Pacini.

 

Sendo a Fáscia ricamente enervada e, além de ser contínua ao longo do corpo todo (o que faz com que suas tensões sejam transmitidas de uma extremidade à outra), é contínua com os envoltórios Fasciais dos músculos (Epimísio, Perimísio e Endomísio), e com as Fáscias internas das cavidades corporais (Pescoço, Tórax, Abdome e Pelve).

 

Entre os diferentes tipos de tecidos que estão envolvidos na dinâmica músculo-esqueléticas, Fáscia, ou tecido conjuntivo fibroso denso.

 

Forma então, o chamado “Sistema Fascial Humano”, sendo considerado o principal responsável pela execução e coordenação dos movimentos corporais, segundo os estudos mais recentes sobre a Biomecânica e a Fáscia.

 

Possui um papel fundamental na mecânica corporal, postura e movimentos. Mas também influencia a função de todos os outros sistemas: digestivo, respiratório, circulatório-arterial, venoso, linfático, glandular, imunológico, endócrino, sistema nervoso central e periférico-autônomo e somático, etc. Pode-se dizer que é a “matéria-prima” do corpo humano, envolvida nas funções dos demais tecidos e, portanto, relacionada a muitas disfunções e patologias.

 

Se você se interessou em conhecer mais sobre a Fáscia, quer saber mais sobre o tratamento desse sistema fascial humano e como ter uma Formação Internacional aqui no Brasil,  CLIQUE AQUI E  SAIBA EM PRIMEIRA MÃO. Lá, além da explicação da formação completa, você terá informação de como ser selecionado para fazer parte das nossas próximas turmas e os principais benefícios que você ganhará fazendo a sua aplicação ainda hoje. Acesse AGORA clicando aqui e Descubra os Próximos Passos para você conhecer e trabalhar com o Tratamento da Fáscia com o Método Stecco ®.

 

Nos vemos lá…