Olá pessoal, nesse POST irei falar sobre um assunto no qual sou apaixonada: o incrível mundo das Fáscias!

Quando estudamos anatomia, não estudamos e nem temos contato direto com a Fáscia, pois ela muitas vezes é retirada durante a dissecação para podermos identificar melhor os nervos, órgãos e vasos. Por esse motivo, não conseguimos apreciar a Fáscia que liga e separa essas estruturas.

Durante minha vida profissional, somente pude entender perfeitamente toda abordagem biomecânica que havia estudado e aplicado, após ter tido a oportunidade de conhecer profundamente sobre a Fáscia e suas particularidades.

Irei compartilhar um pouco da minha paixão com vocês em vários posts, e dando início a série, vamos direto ao primeiro post:

O que é a Fáscia?

Visão da fáscia

Visão da fáscia

A Fáscia é o componente do tecido mole do sistema conjuntivo que permeia todo o corpo humano. Ele forma uma matriz tridimensional contínua que suporta toda a estrutura do corpo. A Fáscia penetra e envolve todos os órgãos, vasos, músculos, ligamentos, cápsulas articulares, ossos e fibras nervosas, criando um ambiente único para o seu funcionamento.  No entanto, o estudo da Fáscia e sua função, foi amplamente negligenciado e esquecido por muitos anos.

A Fáscia se classifica em Fáscia Superficial e Fáscia Profunda. Cada uma delas apresenta suas particularidades e suas funções, que serão abordadas em um próximo post.

A Fáscia Profunda (também chamada Fáscia Muscular Profunda), é um tecido conectivo fibroso situado abaixo da Derme, Epiderme e Gordura Subcutânea, e sobre o Epimísio (Membrana Fascial Externa do Músculo).

Durante os estudos da anatomia da Fáscia, pela médica anatomista italiana, Carla Stecco, foram identificadas grandes quantidades de células nervosas na Fáscia, em especial Corpúsculos de Ruffini e Pacini, sendo ela ricamente enervada e, além de ser contínua ao longo do corpo todo (o que faz com que suas tensões sejam transmitidas de uma extremidade à outra), é contínua com os envoltórios Fasciais dos músculos (Epimísio, Perimísio e Endomísio), e com as Fáscias internas das cavidades corporais (Pescoço, Tórax, Abdome e Pelve). Forma então, o chamado “Sistema Fascial Humano”, sendo considerado o principal responsável pela execução e coordenação dos movimentos corporais, segundo os estudos mais recentes sobre a Biomecânica e a Fáscia. (STECCO)fáscia-lata-anatomia-músculo reto-inner-ligamento-lateral-inner-and-outer

Entre os diferentes tipos de tecidos que estão envolvidos na dinâmica músculo-esqueléticas, Fáscia, ou tecido conjuntivo fibroso denso, no entanto, desempenha um papel importante na estabilidade da articulação,  coordenação geral do movimento, bem como na dor  e muitas outras patologias.

Então, sendo um tecido continuo que permeia todo corpo,que é ricamente enervada e responsável pela harmonia de execução dos movimentos, não deve ser estudado profundamente para saber reabilitar um paciente? vc sabe o que ocorre se a fáscia estiver alterada?

Falaremos mais disso depois…

 

Abraços